TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Introdução

Você está sendo convidado(a) a participar de uma pesquisa de Mestrado intitulada "DETECÇÃO DE ATLETAS NOTÁVEIS EM COMUNIDADES DE ESPORTISTAS AMADORES", que está sendo desenvolvida por William Christhie Caproni de Oliveira, Matrícula 2017659953 do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC), sob a orientação da Professora Doutora Mirella M. Moro do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Esta página visa o esclarecimento de seus direitos e deveres como participante desta pesquisa.

A pesquisa pretende investigar a relação entre a reputação do desempenho na prática das diversas modalidades de ciclismo com o grau de influência de atletas amadores em comunidades de ciclistas que praticam atividades conjuntas. Com isso, pretende-se criar métricas e modelos capazes de mensurar a influência de ciclistas amadores através de seus resultados no esporte, o que permitirá a identificação de pessoas estratégicas nas redes sociais para esportistas.

Para ajudar nestas investigações, o(a) senhor(a) está sendo convidado(a) a participar da pesquisa da seguinte forma:

  • Autorizar a coleta de seus dados públicos disponíveis na rede social Strava tais como distâncias, velocidades, altimetrias, etc.
  • Responder ao questionário com 5 perguntas, e classificar os atletas em seus grupos, o que poderá levar de 1 a 5 minutos.

Sigilo e Privacidade

Todas as informações que o(a) senhor(a) nos fornecer serão registradas em banco de dados digital utilizado somente para esta pesquisa. Sua identidade não será armazenada no banco de dados, sendo mantida somente a identificação do grupo a que pertence, de modo a impossibilitar a sua identificação nominal. Da mesma forma, não serão registradas quaisquer informações tais como endereço IP, por exemplo, que permitam a identificação eletrônica do respondente. Além disso, o banco de dados está protegido por meio de Firewall e criptografia, com altos padrões de segurança para os dados.

Suas respostas e dados pessoais serão guardados na confidencialidade, seu nome não aparecerá durante a pesquisa em momento algum e não serão registrados dados de contato.


Informações coletadas:

Para possibilitar a pesquisa, o entrevistado deverá autorizar a coleta de seus dados públicos disponíveis na rede social Strava, tais como distâncias, tempos e altimetrias das atividades. Neste processo, o respondente será identificado por código numérico (de forma não pessoal) para a identificação da comunidade de atletas que foi classificado por nossos algoritmos e posterior apresentação dos demais atletas que estão na mesma comunidade para serem ranqueados pelo respondente. Entretanto, as respostas não serão armazenadas com o identificador numérico do respondente, mas somente com o identificador de cada comunidade.


Uso das informações coletadas:

Informações individualizadas NÃO SERÃO publicadas e/ou compartilhadas sob nenhuma condição, garantindo deste modo a CONFIDENCIALIDADE e SIGILO das respostas. Do mesmo modo, os dados públicos disponíveis na Rede Social Strava somente serão disponibilizados após o devido processo de ANONIMIZAÇÃO dos dados, o que não permitirá que nenhum perfil seja identificado pessoalmente. Além disso, os dados somente serão utilizados para a elaboração de pesquisas científicas, sendo vetados quaisquer usos não previstos, tais como o comercial.

Ao preencher o questionário da pesquisa, os respondentes aceitam os termos contidos nesta política de privacidade, conforme descrito a seguir.


Li e estou de acordo com os termos »